Primeiro Yahoo! e agora o tio Wolfram…onde a Microsoft pretende chegar?
Lançado em março de 2009, o Wolfram Alpha não tem a intenção de ser mais uma ferramenta de busca como todas as outras. A ferramenta pretende tornar o conhecimento do mundo computável e apresentar dados e respostas, ao invés de uma lista de referências. Tudo muito bonito na teoria, mas não tão bem sucedido na prática. Apesar do buzz inicial, a ferramenta não se tornou popular. Talvez porque as pessoas não estejam ainda acostumadas ao novo paradigma de busca que ela propõe, mas é mais provável que seja porque a própria ferramenta não esteja ainda finalizada.
Por outro lado o Bing, a nova ferramenta de busca da Microsoft, teve boa aceitação e vem crescendo em popularidade. Um de seus maiores méritos é a forma conveniente como apresenta as informações, de fácil compreensão ao usuário. Talvez aí esteja o aspecto onde o Wolfram|Alpha mais pode aprender com o Bing: como apresentar dados de forma que sejam facilmente “consumíveis” pelo seu usuário.
Segundo o TechCrunch, Bing e Wolfram Alpha teriam fechado um acordo, do qual não se sabe maiores detalhes. O Wolfram Alpha poderia estar licenciando seus dados ou algoritmos, e o Bing o ensinando a ser mais amigável ao usuário comum. O que quer que seja, pode-se esperar que a parceria entre Bing e Wolfram Alpha beneficie seus usuários, com melhores resultados para as perguntas feitas às ferramentas da internet todos os dias.
Fonte: iMasters/Tecnoblog