Cinco anos após entrar no ar e revolucionar a forma como as pessoas compartilham vídeos online, o YouTube atingiu a marca de 2 bilhões de exibições por dia. As informações são do blog oficial doYouTube.
Segundo o post, “o que começou como um site para vloggers e hospedagem de vídeos caseiros, evoluiu para uma plataforma global, com suporte para vídeos em HD e em 3D, com temporadas inteiras de programas e transmissão de jogos e espetáculos ao vivo, disponível em cerca de 200 países.”
Ainda segundo o blog, as duas bilhões de exibições diárias do site são quase o dobro da audiência das três maiores redes de TV dos Estados Unidos somadas no horário nobre.
Para celebrar a data, o Google lançou o canal YouTube Cinco Anos, que traz depoimentos de usuários que ajudaram a criar a história do site. Damian Kulash, vocalista da banda OK Go, conhecida por seus videoclipes altamente virais, e de Peter Oakley, um senhor inglês de 82 anos famoso por seus depoimentos autobiográficos, são alguns dos usuários que colaboram com depoimentos.
O lote inicial de clipes foi filmado pelo documentarista Stephen Higgins. Alguns deles chegam a ser comoventes. Usuários comuns também podem enviar seus depoimentos. Caso selecionados, eles podem ser incluídos em um mapa especial disponível no canal.
Um outro vídeo comemorativo (abaixo) também foi apresentado. Ronaldinho Gaúcho chutando a bola contra a trave, falas do presidente norte-americano Barack Obama, um depoimento da Rainha Elizabeth, e até o vídeo do menino David após uma consulta ao dentista são alguns dos clipes que tiveram trechos selecionados.
Para completar, o Google elaborou uma linha do tempo interativa (disponível em “Cinco anos de história”) com os principais momentos do site e “memes” mais importantes em sua história.
História
Fundado pelos ex-empregados do PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, o YouTube teve seu domínio ativado no dia 15 de fevereiro de 2005. O desenvolvimento da ferramenta foi concluído nos meses seguintes. Em maio, a versão beta entrou no ar.
Um ano e cinco meses após estrear, o site foi comprado pelo Google pela quantia de US$ 1,65 bilhões, a mais cara da empresa até então.
Para reproduzir seus vídeos, o YouTube usa a linguagem Adobe Flash Player. Apesar da alta audiência, o YouTube ainda procura formas para se tornar lucrativo, como publicidade e locação de vídeos on-line. Em 2008, o site gerou US$ 114 milhões, mesmo assim, ainda fechou no vermelho.