Zeitgeist: Retrospectiva Google 2010 – Conhecendo tendências e interesses

zeitgeist

Zeitgeist significa “espírito do tempo”, e também é o dossiê apresentado todos os anos pelo Google que mostra uma análise das pesquisas realizadas no buscador durante o período.

O objetivo do Zeitgeist é construir uma base de conhecimento sobre as tendências e interesses dos internautas em todo o mundo.

Este ano, seis categorias foram definidas para a análise:

  • Buscas Emergentes
  • Mais Populares
  • Mais Populares em Esportes
  • Mais Populares em informação
  • Mais Populares em Cuidado Pessoal
  • Interesses sociais Emergentes

O Google recebe mais de 1 bilhão de buscas por dia e 20% das pesquisas realizadas a cada 90 dias são completamente novas.

Veja, abaixo, um resumo dos dados brasilerios do Zeitgeist 2010.

Emergentes

  1. Larissa Riquelme
  2. Formspring
  3. Justin Bieber
  4. BBB 2010
  5. ENEM 2010
  6. Restart
  7. hotmail.com.br
  8. Luan Santana
  9. assistir filmes online
  10. globo.com.br

Mais populares

  1. Jogos
  2. Orkut
  3. Download
  4. YouTube
  5. Globo
  6. Musicas
  7. Hotmail
  8. MSN
  9. Tradutor
  10. Google

Mais populares em esportes

  1. Esporte
  2. Globo Esporte
  3. Copa do Mundo 2010
  4. Futebol
  5. Corinthians
  6. Flamengo
  7. R7
  8. Palmeiras
  9. Tabela Copa
  10. Tênis

Mais populares em informações

  1. Globo
  2. Folha
  3. O Dia
  4. Eleições 2010
  5. UOL
  6. TRE
  7. O Fuxico
  8. Jornal Extra
  9. Diario Oficial
  10. Tribuna

Mais populares em cuidados pessoais

  1. Cabelo
  2. Natura
  3. Avon
  4. Academia
  5. Dieta
  6. Emargecer
  7. Maquiagem
  8. Boticário
  9. Tatuagens
  10. Perfume

Interesses sociais emergentes

  1. BBB10
  2. Justin Bieber
  3. Tabela da Copa
  4. Eleições 2010
  5. ENEM 2010 inscrições
  6. Chatroulette
  7. Escrito nas estrelas
  8. Twitter
  9. Prouni 2010
  10. Salário Mínimo 2010

Veja abaixo um vídeo de apresentação do Zeitgeist que mostra os principais termos pesquisados e vídeos assistidos.

Fonte: 72DPI / Olhar Digital

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!