Acorde! Comunicação é diferencial!

De 40.000 e 10.000 anos atrás surgiu o homem de Cro-Magnon e com ele artefatos mais sofisticados, o desenvolvimento da fala e da linguagem e a formação de uma embrionária organização social baseada na comunicação. Desde então, a boa comunicação é fator preponderante para o sucesso pessoal, profissional e intelectual.

Alguém acha que é por acaso que o termo TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) vem sendo utilizado cada vez mais? A ITIL, o CobiT e, mais declaradamente, o PMBOK, tratam a comunicação como fundamental para o alinhamento de metas, expectativas, requisitos e responsabilidades pertinentes aos projetos, a Gestão e a Governança. Além disso, registram em consonância, que a comunicação inadequada é caminho inegável para ao insucesso de qualquer atividade.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Por esta importância, cabe aos comunicadores seguirem algumas dicas para a comunicação escrita e oral:

Evite erros de português
Aprimore seu conhecimento sobre a língua utilizada para não cometer erros grosseiros, é fato comprovado que este tipo de acontecimento desvia o foco da comunicação para a linguagem e não para a informação transmitida;

Evite Ordem Indireta
Exemplo: O carro será lavado pelo Motorista.
Prefira: O Motorista lavará o carro;

Evite dupla negativa
Exemplo: Não é proibido fumar neste local.
Prefira: É permitido fumar neste local;

Use sempre uma versão afirmativa
Estudos de Neurolinguística comprovaram que o cérebro humano é muito mais receptivo a informação apresentada em forma de afirmação, o que facilita consideravelmente a possibilidade de aceitação de um projeto, a venda de um produto ou de uma ideia para seu superior;

Evite prolixidade
Exemplo: Prosopopeia amigável entre estimados.
Prefira: Bate papo entre amigos;

Tenha empatia na comunicação
Coloque-se no lugar do receptor ao transmitir uma informação, assimilando o fato de que você, por saber do que se trata, pode entender facilmente o que escreveu ou falou mas algum desconhecedor do assunto pode não entender absolutamente nada;

E por último, e não menos importante:

Simplifique
Sem rodeios, voltas e palavras não usuais.

Lembre-se que o alcance e a eficiência da comunicação é decisivo para o sucesso de suas ações e ideias. Abuse e use deste poder!

Rafael Sá Oliveira

Mais artigos deste autor »

Gestor de TI, com 12 anos em TI, adequado e certificado nas boas práticas da ITIL® , CobiT®, ISO 20000 e Balanced Scorecard , com conhecimento em Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de TI, Administração Estratégica, Gestão de Pessoas e de equipes de alto desempenho, treinamento e capacitação de equipes.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!