O profissional de TI está cada vez mais em seu dia a dia rodeado por processos e atividades que preenchem cada segundo de seu tempo disponível. Muitas vezes, estas mesmas atividades corrompem tanto seu tempo diário que esses profissionais acabam indo embora de seus serviços com a sensação de que o dia não rendeu ou ainda de que nada foi feito.
Aumentar a produtividade é algo extremamente desejado por profissionais que desejam o sucesso e o buscam diariamente. No entanto, uma grande parte desses profissionais sofrem com algumas barreiras e distrações na busca por esse objetivo, o que os leva ao enfraquecimento e fracasso.
Suas energias devem ser concentradas em planos para o futuro e que se voltem para áreas em que grandes avanços são possíveis.
Começar a se concentrar em oportunidades em vez de olhar para o passado, sejam eles acertos ou erros, já é um grande começo para trabalhar sua produtividade. Lembrando que tudo que acontece conosco serve para aumentar nossa experiência e agilidade na resolução de novos problemas.
Pior do que essa sensação de que nada foi feito, é a realidade de que realmente nada que deveria ter sido feito foi cumprido.
O problema para esta questão está diretamente relacionado com a definição de prioridades que se defronta diretamente com todas as distrações que vemos em nosso dia a dia. Nunca se falou tanto sobre procrastinação ou atividades que são postergadas ao invés de concluídas.
Estabeleça metas e sonhos para criar um foco e um planejamento sobre como você irá alcançá-los.
Nós sabemos que todos possuem uma qualidade que pode ser usada para contribuir e auxiliar em cada trabalho a ser realizado, mas somente quando você concentrar seus esforços em suas verdadeiras qualidades é que começará a alcançar resultados mais significativos, e o aumento de sua produtividade será uma consequência natural.
Para os trabalhos longos, risque no calendário o tempo que será tomado. Em seguida, acrescente um pouquinho a mais de horas, por segurança. Se o projeto levar dias ou depender de outros fatores, separe-o em pedaços digeríveis. Isso será útil em momentos de distrações, já que elas podem tomar conta de uma manhã inteira.
Mas o profissional de TI precisa e deve começar a encontrar, no meio de seu dia turbulento, formas que ajudem seus dias a serem mais produtivos, eficientes e eficazes.
Eficiência é quando fazemos o trabalho corretamente utilizando de forma adequada os recursos disponíveis, ou seja, fazemos da maneira certa e bem feito.
Eficácia é quando fazemos exatamente aquilo que tem que ser feito e entregamos o que realmente é solicitado. A máxima eficácia é atingida com o alcance total dos objetivos.
Agora, produtividade é tudo isso somado ao seu real lote de atividades diárias sendo cumprido com poucas distrações e principalmente finalizando o dia com a sensação de dever cumprido.
Nada é melhor do que finalizar um dia cheio com sensação de dever cumprido, seja de atividades profissionais, estudos ou atividades pessoais. Até dormimos melhor, não é mesmo?
Para isso, não importa se você usará listas em um papel, um software de “to do list“ ou se simplesmente confiará em seu cérebro (o que não é nada recomendado). Defina PRIORIDADES, reduza DISTRAÇÕES e alcance a tão almejada PRODUTIVIDADE.
Sucesso, jovem!
8 Comentários
Simplesmente ótimo texto, estava precisando ler uma coisa assim. Parabéns!!
Olá, Amanda! Muito obrigado!
Pingback: O PROFISSIONAL DE TI E A PRODUTIVIDADE
Show ++
Realmente, um texto simples mais com um valor altíssimo em “Concelhos e visão de sucesso”.
Obrigado por compartilhar tal “pensamento/Meta” e obrigado por me ajudar e traçar novas metas buscando realizar “propostas de sonhos” antigas!
Obrigado!
Corrigindo… (Conselho)!
Explicação da correção: http://duvidas.dicio.com.br/conselho-ou-concelho/
Desculpe-me o erro na Digitação!
Pingback: BENEFÍCIOS DO CONTROLE DE ACESSO À INTERNET PARA AS EMPRESAS | Glanz TI | empresa em tecnologia da Informação | A Glanz TI é uma empresa de vanguarda em Tecnologia da Informação, com profissionais que estão há mais de 38 anos no mercado
Obrigado Fagner Bezerra, muito obrigado pelo feedback!